quarta-feira, 15 de julho de 2009

Cabelos à prova do inverno




[Segue abaixo um texto bem legal que eu fiz sobre beleza]


A estação mais fria do ano não é momento apenas de finalmente usar aquela bota linda ou os sobretudos e cachecóis chiquerérrimos que ficam boa parte do ano guardados no armário. Junto com o inverno, vem a preocupação em proteger as nossas madeixas do frio e da pouca umidade, característicos da estação. Para mantê-las longe de danos como ressecamento e queda, a cabeleireira Marisa Satie Fugifara, declara: os cabelos exigem uma série de pequenos cuidados que devem ser tomados diariamente. “A principal medida é evitar o uso de água quente para lavar os cabelos”, afirma Marisa, que reconhece que este é o período em que mais temos vontade de tomar um banho bem quentinho.

A dermatologista Fabiana Mesquita de Carvalho explica que, ao lavar o cabelo com água em alta temperatura, o fio resseca e, por consequência, há um aumento da oleosidade do couro cabeludo pelas glândulas sebáceas. “O excesso de gordura pode causar dermatite seborreia – mais conhecida como caspa. Se não for tratada, pode evoluir até para queda de cabelo”, alerta Fabiana.

Outro vilão dos nossos cabelos é a poluição, que aumenta sua concentração durante a estação fria. “Com alto índice de poluição, pode haver acúmulo de resíduos no fio capilar, deixando-o opaco, quebradiço e, em casos mais graves, causar dermatites, que são alergias no couro cabeludo”, esclarece a dermatologista.

O que fazer, então, pra manter os cabelos sempre bonitos, saudáveis e sedosos? Marisa Satie Fugifara aconselha a sempre aplicar protetores térmicos nos cabelos antes de usar secadores ou chapinhas, para “proteger os fios e ainda proporcionar brilho a eles”. Aliado a isso, fazer hidratações a cada 15 dias. E Fabiana Mesquita finaliza: “Além de lavar os cabelos em água morna, quase fria, é essencial ter uma alimentação rica em verduras e frutas e ingerir bastante líquido”.