quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Fim do fumo passivo em locais públicos



A partir de meia-noite desta sexta-feira (7) começa a valer, aqui em São Paulo, a Lei Anti-fumo. Sancionada em maio pelo governador José Serra, a lei proibe fumo em locais fechados de uso coletivo -- seja público ou privado. Quem tem esse péssimo hábito não poderá fumar sequer em lugares parcialmente fechados, em que haja divisória, teto ou telhado, ainda que provisórios ou com parede em um só dos lados. Ou seja, só poderá fumar em bares, lanchonetes e restaurantes que possuírem mesas na calçada, desde que o ambiente seja todo aberto.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Governo de São Paulo, 88% dos paulistas concordam com a medida. Até alguns meses atrás, se ouvia muitas pessoas dizerem que a lei "não ia pegar". Felizmente, o que se vê na cidade hoje é uma mobilização por parte de todos os tipos de estabelecimentos para se adequar às novas regras.

A população está consciente de que a mudança veio a fim de preservar a saúde de quem não fuma, mas que muitas vezes tem de frequentar, ou mesmo trabalhar, em locais onde haja fumantes. Afinal, morrem em média sete pessoas por dia devido ao fumo passivo no Brasil, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Não preciso nem dizer que sou super a favor da lei, né? Assim que me mudei pra cá, (além da animosidade no trânsito e da falta de respeito com a faixa de pedestre) fiquei chocada com a quantidade de fumantes existentes nessa cidade. Somado a isso, o fato deles soltarem suas baforadas em qualquer local de bar, boteco, café ou restaurante me incomodava ao extremo.

Cidades como Curitiba e Brasília já adotam a medida de não fumar em locais fechados há anos. E, pelo menos na minha cidade natal, a adaptação foi gradual e satisfatória (apesar de se permitir fumar em locais semi-abertos). Torcemos para que dê certo aqui também o quanto antes.

2 comentários:

Ricardo disse...

Muito bom lê ... ta certo q não concordo muito com a lei ... hehehe ... mais o texto ficou ótimo parabens !!!

Leandra Lima disse...

Você seria o último paulistano a concordar. Pra você, quanto mais "liberou geral", melhor, né?, se é que me entende. Hahahaha