segunda-feira, 13 de julho de 2009

O dia do Rock'n'roll

Hoje é dia do Rock'n'roll. O estilo que, mesmo depois de 70 anos de existência, depois de tantas gerações diferentes entre si, ainda tem o poder transgressor e agitador em sua essência, nascida do blues e dos músicos negros. Da voz que queria gritar liberdade e mudança. É a arte que tomou projeção mundial com Elvis, que, ainda que muito talentosos, vendia uma expressão já existente nos de "pele escura".

É a arte do contestador, daquele que enxerga a realidade, mas quer trazer a utopia praquele segundo que a burocracia vacilou.

É a arte do sensível que percebeu as mazelas da tradição e do conservadorismo. Mas que reconhece superioridade frente a eles.

É a arte da dança obscena de Elvis. Da batida como terremoto dos Beatles. Da figura andrógena e sensual do Mick Jagger. Do soco na cara confortavelmente dormente e lisérgico do Pink Floyd. Da válvula de escape que Led Zeppeling quis criar na década de 70 tão propícia a revoluções. Do doloroso pedido de abertura de mente de Fred Mercury. Dos prazeres vazios do trio do Nirvana. E da melancolia tão dolorosa do Radiohead, que pede por um sentido em toda essa bagunça contemporânea; a arte da essência subjetiva que se transforma em ondas em pleno mar vazio.

O Rock'n'roll nada mais é do que isso. A fagulha de desespero explodida num mundo que apela em se mostrar certo e agradável. Em seu conceito máximo, é a Zona Autônoma Temporária, de Hakim Bey! É o momento de extravasar a energia acumulada de querer mudar a SUA realidade.

E essa força sempre vai existir. O Rock nunca morrerá até que tenha um representante que leva em sua veia a vontade de contestar o que sente e o que vive. E VIVA O ROCK'N'ROLL!!





5 comentários:

Anônimo disse...

Elvis, Led, Michael, Radiohead... Haverá um próximo?...
AVL..

Leandra Lima disse...

Sempre vai ter, pai =)

Mariana Rodrigues disse...

Lê, gosto bastante do que escreve aqui; as matérias estão cada vez mais concisas e interessantes! Parabéns! E continue,querida!
;)

Leandra Lima disse...

Obrigada, amiga linda!

Leandra Lima disse...

Cara, essa dança do Elvis é de matar!!