terça-feira, 22 de março de 2011

Trabalho Interno

Semana passada assisti ao documentário Trabalho Interno (2010), de Charles Ferguson. Vencedor do Oscar de Melhor Documentário neste ano, o filme é obrigatório para quem quer entender como funciona o mercado financeiro, sobretudo dos anos 80 pra cá.

Trabalho Interno usa muitos termos técnicos de Economia, porém, como é rico em depoimentos e organogramas, a mensagem que Charles quis passar fica muito clara: Wall Street sabia que a crise de 2008 iria explodir e, com ela, viria todo o efeito devastador para empresas e empregados de todo o mundo. Mas pouco se importou, porque os governantes e até mesmo os acadêmicos estadunidenses foram corrompidos para defender os interesses dos figurões.

Inclui no balaio Barack Obama, que, durante campanha presidencial de 2008, prometeu regular o mercado financeiro, mas, no fim, manteve todos os defensores de Wall Street no governo. Defensores estes que são contra qualquer aprovação de leis que regulem as atividades financeiras daquele país.




Trabalho Interno me lembrou do famoso documentário Zeitgeist (2007), do diretor Peter Joseph. Disponível na íntegra no Google Vídeo:



Peter lançou em 2008 a continuação do seu trabalho: Zeitgeist Addendum, mas eu ainda não assisti. O farei!

Nenhum comentário: